Um pouco sobre estudar na Holanda
Bom, já que eu vim estudar na Holanda, é melhor eu dar uma ideia geral de como é a vida universitária aqui primeiro.
O ensino superior na Holanda é bem diferente do Brasil e merece um post por si só. Aqui há as Universidades (de pesquisa) e as Universidade de Ciências Aplicadas. A primeira tem foco mais acadêmico, enquanto a segunda visa mais o lado prático. Os bacharelados nas Universidades duram 3 anos, e nas Universidades de Ciências Aplicadas, 4. Os mestrados podem durar de 1 a 3 anos, dependendo da área.
Na maioria dos cursos aqui, a presença em aula não é obrigatória (o meu curso em Tilburg, infelizmente, foi uma exceção). Cada matéria geralmente tem um ou até 2 livros didáticos, e dificilmente dá para acompanhar as aulas e estudar para as provas sem comprá-los. A cultura da xerox e dos pdfs piratas não é tão difundida aqui quanto no Brasil, então prepare-se para gastar em torno de 200 euros por semestre com livros didáticos.
Claro, você também pode estudar só pelos slides e pela Wikipédia. Vai do senso de aventura de cada um.
Além disso, foi preciso me adaptar à dinâmica das aulas. De maneira geral, a forma de ensino é socrática.
Como assim, Paula? Vou ter que aprender sobre os filósofos gregos no meu curso de econometria??
A boa notícia: não!
A má notícia: basicamente funciona assim – se o conteúdo da matéria X é o capítulo 1, você precisa ler o capítulo 1 antes da aula. Na hora, é bem capaz do professor selecionar alguém aleatoriamente para responder alguma pergunta.
Alguém tipo eu, claro. Já fui pega desprevenida. Mais de uma vez. Balbuciei qualquer coisa e fiquei de todos os tons do arco íris. Faz parte.
Mas graças a deus com o tempo você aprende as manhas e o que funciona com cada professor.
Confesso que para mim essa foi uma adaptação difícil. Eu funciono melhor indo para a aula e ouvindo uma explicação superficial sobre o assunto, para depois me aprofundar lendo o livro, do que o contrário. Mas vai do estilo de estudo de cada um também. Tiveram pessoas que estranharam e outras que adoraram.
No mais, a forma de avaliação depende muito dos professores. Tem professores cuja avaliação era somente uma prova no final do semestre, mais nada. Outros professores passam só trabalho, ou tem a nota final com vários componentes: provas, trabalhinhos, trabalhão, etc. Às vezes foi meio punk, mas deu tudo certo.
A avaliação é de 0 a 10 e o mínimo para passar é 6. Geralmente, se você tirar 5,5 a nota já é arredondada (coral de anjos cantando ao fundo, eeee). O problema é que o grau de dificuldade é tão grande que para tirar o tão sonhado 5,5 já não é tarefa fácil. Estudar na Holanda não é só gandaia, viu. Muito pelo contrário, tem que se esforçar bastante.
Agora, vamos ver como vai ser o mestrado em Leiden. Já notei algumas diferenças em relação ao bacharelado, mas faço um post mais detalhado quando o semestre terminar.
E você, tem vontade de vir estudar na Holanda? Me fala nos comentários. :)
Uau, que legal! Que experiência incrível. Um sonho mesmo. Já pensei em fazer algum mestrado fora do Brasil, mas, por enquanto ainda é inviável. Parabéns pela coragem e pela experiência que vais carregar para sempre na tua vida. Legal demais!
Muito obrigada, Michela! E tente não desanimar, sempre há bolsas para morar fora. Fico aqui torcendo por você :)
É a primeira vez que leio um artigo sobre este tema. É um sistema diferente do Brasil e de Portugal também. Imagino que seja um desafio ir estudar para lá e integrar novas rotinas e formas de pensar
Que bom que gostou do artigo, Catarina! Exato, é tão difícil achar essas informações… espero que agora quem precise, consiga encontrá-las.
Como que é o sistema de ensino em Portugal? É similar ao do Brasil? Agora fiquei curiosa :)
Caramba! Muito bacana. a minha dúvida é se todas as universidades na Holanda são gratuitas
Fico feliz que tenha gostado, Edgar. :)
Então, aqui na Holanda as universidades são pagas, mas recebem subsídios do governo. Para o ano letivo 2016-2017, alunos holandeses e da União Europeia pagam €1984 por ano. Para não europeus o valor pode variar de acordo com a faculdade e o curso, sendo em torno de 7 mil euros nos cursos de graduação, e 16 mil para mestrado. Mas não se desespere! Para os não europeus, há diversas opções de bolsa. Vou fazer um post explicando tudo mais para frente, fique ligado :)
Nossa, e bem legal saber como é estudos em outros países, pelo tamanho dos livros já vi que não e nada fácil! Força aí e muito sabedoria . 😉
Sei que a vida de imigrante não é fácil, já fui imigrante e conheçon as dificuldades de uma pessoa que sai do seu país de origem.
Tenho uma página no facebook, nela dá pra conhecer melhor Portugal a realidade da vida Num Pais estrangeiro… deixei o link pra vocês conhecerem.
Boa noite,
Eu gostaria de fazer ser bacharel em Direito na Hogeschool, você poderia me informar como faz para ingressar na faculdade??
Agradeço desde já.
Amanda
Boa noite,
Eu gostaria de ser bacharel em Direito pela Hogeschool, você poderia me informar como faz para ingressar na faculdade??
Agradeço desde já.
Amanda
Boa noite,
Eu gostaria de fazer Direito na Hogeschool, você poderia me informar como faz para ingressar na faculdade?? (é a minha primeira faculdade)
Agradeço desde já.
Amanda