Como conseguir emprego na Holanda

Um dos maiores desafios ao mudar de país é procurar e conseguir o emprego desejado. Por isso, eu vou dar todas as dicas para que você consiga um emprego na Holanda.

trabalho na holanda

Procurar emprego na Holanda – preparação

Ok, você decidiu que quer trabalhar na Holanda. O primeiro passo é dar um tapa no seu currículo e traduzi-lo para o inglês. Melhor ainda: faça o seu currículo a partir do zero em inglês, para trazer um frescor e evitar traduções literais.

O seu currículo deve ser uma amostra sucinta e visualmente apelativa do seu histórico escolar e profissional. A não ser que você esteja concorrendo a uma vaga de vice presidente sênior em uma multinacional, jogue o seu CV de 5 páginas fora e comece do zero. Tente resumir tudo em no máximo uma folha (frente e verso, se precisar).

(Se você for um vice presidente sênior de uma empresa multinacional e estiver lendo o meu blog, favor me adicionar no LinkedIn)

LinkedIn – o seu cartão de visitas

Falando em LinkedIn, ele é um dos seus maiores aliados na busca por um emprego na Holanda. Nele você pode se dar ao luxo de descrever todas as funções que exerceu, mas tomando o cuidado de continuar sendo sucinto. Veja quais as palavras-chave que são usadas no seu cargo e indústria, e as inclua quando for adequado.

Além disso, coloque o seu nome e sobrenome na rede, e faça o upload de uma foto profissional. Cabe ressaltar que “foto profissional” e palavras-chave são conceitos que variam extensamente dependendo da sua indústria. Nestes casos, eu indico que você estude o perfil de pessoas que tenham cargos semelhantes em setores e empresas que você gostaria de trabalhar.

Você também pode anexar mídias, incluindo o seu CV no LinkedIn. Caso você decida fazer isso, eu recomendo retirar o seu endereço e número de celular do CV antes de fazer o upload. Na verdade eu recomendaria nem ter o seu endereço no CV, apenas a cidade de residência – o que também pode ser mostrado na própria plataforma.

trabalho na holanda

A busca de um emprego na Holanda

Ok, você já deixou o seu CV bonitão, já deu um jeito no LinkedIn e está pronto para a guerra iniciar a busca. Mas por onde começar a procurar um emprego na Holanda?

Assim como no Brasil, há vários sites que listam vagas disponíveis. Vou recomendar aqui os sites que eu usei e que me ajudaram muito a conseguir um trabalho na Holanda.

Indeed – contém uma grande oferta de vagas na Holanda. Você pode digitar a palavra-chave e a localização que você deseja, além de poder se inscrever para receber notificações assim que vagas do seu interesse estiverem disponíveis.

LinkedIn – já falei dele, mas gostaria de frisar que há também uma funcionalidade para procurar emprego nele também. Em alguns casos, você consegue até se inscrever pela plataforma – em outros, você é redirecionado para o site da empresa anunciante.

Eu consegui o meu primeiro emprego na Holanda através do Indeed e o segundo através do LinkedIn, então eles são as minhas maiores recomendações.

Agências de emprego na Holanda

Agências de emprego também podem ser boas opções para encontrar trabalho na Holanda, e eles podem te auxiliar tanto na busca como a montar o seu currículo. Você pode tanto se cadastrar online, como ir pessoalmente em uma agência da sua cidade. O termo em holandês é uitzendbureau, e uma das maiores do país é a Randstad.

Super dicas para conseguir trabalho na Holanda

Brinque com as palavras-chave na hora de buscar por vagas na Holanda. Use sinônimos, seja criativo!

Se você tem algum skill específico, pode colocá-lo no campo de busca também. Isso é válido para algum software ou até mesmo uma língua. Salvo engano, eu encontrei a minha vaga atual no LinkedIn digitando “Portuguese”.

Sempre filtre as vagas por data. Assim, depois de ter ficado 3 horas no site fuçando todas as vagas existentes, dali em diante você só vai precisar conferir as mais atuais nas primeiras páginas. E vai saber justamente quando parar de olhar quando chegar em uma vaga que você já tenha visto.

carta de motivação holanda

Carta de motivação – convença o recrutador

Por fim, você vai notar que mesmo para aquela vaga que se encaixa simplesmente como uma luva em você, ainda assim uma carta de motivação é necessária. Assim como fazer um bom application de universidade demanda essa carta, o seu futuro empregador também quer entender melhor as suas experiências de vida e o porquê de você ser o melhor candidato para determinada posição. O segredo é fazer uma carta caprichada para cada vaga que você se aplicar.

Visto para trabalhar na Holanda

Se você tiver cidadania europeia, ou estiver no país com visto de parceiro/cônjuge, você não precisa de visto para conseguir um emprego na Holanda. Caso contrário, é necessário o visto de trabalho, que é feito pela própria empresa contratante.

Saber Holandês é fundamental?

Depende da sua área de atuação, do seu público (caso você seja autônomo) e da região onde você mora. Caso você resida em cidades grandes (Amsterdam, Rotterdam, Haia), encontrar empregos sabendo somente o inglês não é problema de uma forma geral. Entretanto, se você está na Holanda para ficar, o ideal seria aprender a língua, né?

Há vários cursos de holandês para estrangeiros na Holanda. Entretanto, na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam por deixar os estudos de lado, e assim acabam limitando as oportunidades profissionais. Por isso eu recomendo esse curso de holandês para brasileiros 100% online com professor brasileiro, que vai dar a base que você precisa para desenvolver as habilidades na língua. O curso é dado em português, então também é uma mão na roda para quem ainda não domina o inglês, mas já quer aprender a língua local.

Estudar e trabalhar na Holanda

Se você está estudando e gostaria de encontrar algum emprego part time para ganhar uns troco da birita de pão, dá uma olhada aqui que eu dei todas as dicas sobre estudar e trabalhar na Holanda. De uma forma geral as dicas são parecidas, mas eu dou informações mais focadas nos empregos típicos de estudante naquele post.

Boa sorte na sua busca por emprego e compartilhe nos comentários as dicas que funcionaram para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *