Como fazer Doutorado na Holanda
Confira aqui as melhores dicas para fazer um doutorado na Holanda, desde os requisitos até bolsas de estudo. Esse é um guest post do Thiago, que fez doutorado na Holanda.
Depois de um vôo que partiu de São Paulo no dia 27 de Março de 2015 e uma conexão em Casablanca no Marrocos, desembarquei no aeroporto internacional de Schiphol na Holanda numa noite fria do dia 28 de Março de 2015. De lá, peguei dois trens para a cidade de Tilburg, onde 4 dias depois começaria um doutorado em Linguística Computacional na Universidade que leva o nome da cidade.
Apesar de primeiro de Abril ser o dia da mentira, é pura verdade que eu começaria um dos períodos mais especiais e desafiadores da minha vida, que culminou na defesa da minha tese e meu título de doutor pela Universidade de Tilburg 3 anos depois, no dia 19 de Setembro de 2018. Baseado na minha experiência, vou dar algumas dicas sobre cursar o Doutorado na Holanda, incluindo os requisitos, funcionamento e como ingressar. Vale ressaltar que existem determinadas particularidades entre diferentes áreas de conhecimento e instituições, sendo difícil generalizar. Apesar disso, vou descrever as informações que acredito que sejam úteis para todas as pessoas que pretendem fazer doutorado na Holanda, independente da área de conhecimento e instituição acadêmica Holandesa.
Confira aqui como funcionam as faculdades na Holanda.
Requisitos para Doutorado na Holanda
Vamos começar pelos requisitos para fazer doutorado na Holanda. O requisito imprescindível para um candidato a doutorado na Holanda é a fluência no idioma inglês. Apesar do Holandês ser a língua oficial do país, a maioria dos programas de doutorado são em inglês. Normalmente, uma certificação, como TOEFL ou IELTS, com uma determinado pontuação é requisitada para comprovar a fluência no idioma.
Por exemplo, meu programa de doutorado exigia a certificação TOEFL com uma pontuação de pelo menos 90 pontos, enquanto o programa de doutorado da escola de Direito da mesma universidade exigia pelo menos 100 pontos.
O segundo requisito é ter cursado um mestrado antes do doutorado na Holanda. Apesar de existir diferentes tipos de programas de mestrado, a maioria das universidades requisitam dos candidatos ao doutorado o “Research Master”, que seria semelhante ao que chamamos de Mestrado “Stricto sensu”.
Como funciona doutorado na Holanda
Como dito anteriormente, há muitas particularidades de diferentes áreas de conhecimento e instituições Holandesas. Contudo, algo de comum acordo é o nível de maturidade esperado de um doutorando na Holanda em comparação com outros países. Por exemplo, diferente de Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, doutorandos não são considerados estudantes nos Países Baixos, e sim funcionários. Então não precisam pagar mensalidade (conhecidas como tuition fees) e, com exceção de doutorandos externos ou voluntários, recebem um salário o qual é reajustado todos os anos.
Doutorandos também não possuem obrigação de cursar disciplinas, mas em muitos casos devem lecionar ou atuarem como monitores de disciplina. No caso da pesquisa, geralmente possuem muita liberdade para entenderem e responderem suas questões de pesquisa. Sendo assim, você é o ator principal do projeto, enquanto a função de seu supervisor se resume a orientação, e não chefia.
Ingresso no Doutorado na Holanda
Há duas formas principais de se obter financiamento para um doutorado na Holanda. A primeira forma é se candidatando para uma vaga de doutorado ofertada por um grupo ou instituição de pesquisa. Funciona da seguinte maneira: pesquisadores e professores mais experientes escrevem projetos de bolsa para agências de fomento visando angariar verba para seus projetos de pesquisa e ensino. Nestes projetos, são requisitadas vagas de doutorado e pós-doutorado para desempenhar as tarefas propostas.
Uma vez que a bolsa é aceita, o grupo ou instituição ligado ao pesquisador agraciado fica responsável de divulgar as vagas requisitadas no projeto de bolsa, entrevistar os candidatos e contratar os escolhidos. Esta forma é semelhante à busca de um emprego fora da área acadêmica e o doutorando contratado terá como objetivo executar as tarefas de pesquisa destinadas a sua vaga no projeto de bolsa.
Para se informar sobre vagas de doutorado na sua área de conhecimento, sugiro o uso do Twitter, uma ferramenta muita utilizada por acadêmicos para compartilhar informações. Nesta plataforma, você pode seguir os perfis dos grupos, instituições e pesquisadores com os quais você gostaria de trabalhar. Por lá, estes perfis sempre estarão ofertando as vagas que estão em aberto em seus grupos de pesquisa.
A segunda forma é procurando um(a) pesquisador(a) com o(a) qual você gostaria de cursar seu doutorado, e, caso este tenha interesse, escrever um projeto de bolsa em conjunto. Esta foi a forma com a qual eu ingressei no doutorado. Primeiro, eu contatei um professor da Universidade de Tilburg que gostaria que fosse meu supervisor. Depois de algumas conversas para nos conhecermos e discutir o tópico de pesquisa, nós escrevemos um projeto de bolsa para o extinto programa “Ciência sem Fronteiras”, o qual me concedeu financiamento para cursar o doutorado na Holanda. Caso você considere esta forma mais adequada, sugiro dar uma olhada nos sites das agências de fomento do Brasil e Holanda e se inteirar das modalidades de bolsa para doutorado que eles fornecem.
No Brasil, vocês podem se informar sobre as bolsas de doutorado no exterior da CAPES e do CNPq, as principais agências de fomento à pesquisa do Brasil. Na Holanda, vocês podem consultar a NWO, principal agência de fomento da Holanda.
Conclusão
Uma vez um amigo me disse que um doutorado não necessariamente te dá as respostas que você procura, mas te ensina a fazer as perguntas corretas para obtê-las. Seja este ou outro objetivo que você busca em seu doutorado, tenho certeza que a Holanda é um dos melhores lugares para você buscá-lo.
Ficou interessado? Se você quiser dicas e acompanhamento personalizado, não deixe de conferir a consultoria para estudar na Holanda.
Thiago Castro Ferreira é bacharel e mestre em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP). De 2015 a 2019, fez seu doutorado e pós-doutorado em Linguística Computacional pela Universidade de Tilburgo. Para saber mais sobre seus projetos, acesse seu perfil no Twitter (https://twitter.com/thiagocasfer).
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns