5 diferenças culturais da Holanda
Quando se mora fora, é impossível não haver diferenças culturais. É impressionante como até as coisas mais simples podem ser feitas das mais diversas formas. Holandeses ficam chocados com a forma que eu cozinho o bom e velho feijão. Não que eles não tenham ou não comam por aqui – mas eles jamais pensariam em refogar no alho, cebola e bacon, deixar cozinhando e comer com arroz e farofa, por exemplo.
E dessas pequenas coisas, fiz um apanhado com várias diferenças culturais que eu notei. Nada muito grande, vocês vão ver – mas dessas coisinhas do dia a dia que cada lugar do mundo faz de um jeito diferente. E único. E eu acho muito bacana reconhecer e apreciar tudo isso.
E tirar sarro, claro, porque ninguém é de ferro.
1. Holandeses não almoçam
Ou pelo menos não do jeito que nós almoçamos no Brasil. Para quem já morou nos EUA ou em outro país da Europa Ocidental, não é nenhuma novidade: o almoço é um sanduíche ou uma salada. O sanduíche geralmente é feito em casa, e bem xoxo: queijo, presunto… dificilmente alguém traz aquele sandubão x-tudo. Os comprados na faculdade ou no supermercado são mais recheados, mas até hoje eu sofro com o meu estômago gritando: “quero comida de verdade!!!”
2. Hierarquia no cumprimento
Mesmo depois de 2 anos morando na Holanda, ainda fico perdida e completamente receosa na hora de cumprimentar alguém. Esses holandeses, que à primeira vista você pode cometer o erro de considerar mais relaxados e de boa com a vida, tem todo um sistema tácito hierarquizado de cumprimentos.
É a primeira vez que você conhece alguém? Aperto de mão.
Segunda vez que vê a pessoa? Três (!) beijinhos – o que eu acho um pouco demais
Melhores amigos, brothers from another mother? Beijo e abraço.
E é claro que em um cenário envolvendo bebidas, todas as regras somem e eu confesso que na dúvida, eu só dou um tchauzinho de longe. Vai que eu beijo alguém que não era devia, né.
3. Toalete sem pia
Bom, primeiro eu gostaria de começar pelo fato de que os holandeses devem ter algum problema com banheiros. Não é raro em casas que moram família de 4 pessoas, ter apenas um banheiro com chuveiro, e um ou dois toaletes. Ok, geralmente o banheirão tem banheira e tudo, mas mesmo assim.
Quando meus pais vieram me visitar, ficamos todos em um AirBNB (maravilhoso diga-se de passagem, se alguém viajar para Breda, me fala) com apenas um banheiro. Nós éramos em 5. O comentário exato da minha mãe foi “qual o preconceito que os holandeses tem com banheiro??”
Não bastasse a inexistência de banheiros, não é raro ter toaletes sem pia. Não, você não tem aonde lavar as mãos! Não são todos assim, claro, mas só de haver mais exemplos do que eu posso contar nos dedos, acho isso meio preocupante. Na teoria, isso resultaria no inconveniente de ter que ir lavar as mãos na cozinha ou na outra pia mais próxima. A realidade? Muita gente acaba simplesmente não lavando a mão. Eca.
4. Aniversário de alguém? Todo mundo recebe os parabéns.
Aqui na Holanda, eles tem um costume muito bizarro que ninguém conseguiu me explicar direito ainda: quando um membro da família faz aniversário, todo mundo recebe os parabéns. Eu ainda fico sem entender o que uma sobrinha tem a ver com a tia ter completado mais um ano de vida, mas tudo bem.
E nem é o costume mais bizarro do mundo, mas quando eu recebo parabéns na festa de aniversário do pai do meu namorado, acho que as coisas perderam um pouco o controle.
5. Um guardanapo por favor
Esse foi um detalhe que me passou desapercebido muito tempo, mas quando a minha tia veio visitar e pontuou isso, não consigo mais não reparar.
Se você for em um restaurante, vai haver um guardanapo na mesa, ou então que será entregue junto com os seus talheres. Um guardanapo. Se você pedir mais guardanapo para quem estiver te atendendo, eles irão entregar exatamente mais um.
É quase como se fosse uma lei federal essa cota de um guardanapo por pessoa. Entendo querer ser ecologicamente correto, mas pera aí né, minha gente?
Em tempo: essa regra não se aplica para as lanchonetes que vendem frituras delícia. Ou “morte lenta”, como um amigo meu diz. Nesse lugares, você encontra aquele monte de guardanapos fulebentos nas mesas mesmo.
Bônus
(porque no fim eu lembrei de mais uma curiosidade, mas gosto de múltiplos de 5)
Essa última diferença cultural pode ser exemplificada por um quiz que fizeram com os estudantes na semana de orientação. A pergunta era a seguinte:
Como os holandeses ficam em dia com aniversários e datas comemorativas?
Opção A
Aplicativos do celular
Opção B
Opção C
Calendário no banheiro
Você já deve ter adivinhado a resposta, né? A expressão na cara do pessoal quando a opção C foi revelada, foi im-pa-gá-vel.
Imagine você, em uma festa estranha com gente esquisita usando o banheiro e ficando super em dia com o aniversário da avó ou o casamento dos primos da pessoa aleatória em cuja casa você está.
Às vezes até eu me pergunto o que estou fazendo aqui.
E você, já se surpreendeu com as diferenças culturais de algum país? Conta para mim nos comentários :)
Aqui em Paris tb tem uns costumes desses. Mas sabe que adoro essas diferenças ? E algumas até já incorporei nesses meus seis anos aqui e até já acho normal rrsrs. Um abraço
Meu ex é holandês e só digo uma coisa: como eu sofri com essa história de 1 guardanapo. Não entendo qual é a pira do racionamento. Fora tudo isso que você citou, ficava chocada com a quantidade certa de comida por pessoa. Nada de fartura que nem no Brasil que a gente faz um prato e dá chance para a pessoa repetir. Era uma batata por pessoa. hahaha
muito bom seu site gostei muito. vou retornar mais vezes
aqui, um abraço.