Como fazer um bom application

O application é uma parte crucial do processo de admissão em universidades fora do Brasil, e na Holanda não seria diferente. Veja como fazer um bom application e aumentar as suas chances de ser aceito em uma universidade.

O que é application

O application é basicamente o dossiê de informações que você terá que enviar à universidade, que por sua vez vai avaliar se você está apto para cursar o programa escolhido. Consiste geralmente em:

  • Passaporte;
  • Histórico escolar;
  • Diplomas, incluindo a respectiva tradução se necessário;
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Em alguns casos, requisitos extras que devem ser checados curso a curso.

Hoje em dia a maioria das universidades faz esse processo completamente online, o que facilita bastante quando você mora longe da universidade desejada.

 

como fazer application

Como fazer um bom application

Vários fatores estão envolvidos em como fazer um bom application, mas algumas coisas são cruciais.

 

1. Respeite o prazo de inscrição

Os prazos para inscrição do application estão sempre em destaque nos sites das universidades, então programa-se e procure fazer tudo com antecedência. Muitas vezes a avaliação (e por consequência o aceite ou rejeição) é feito enquanto as inscrições são enviadas. Então programe-se e procure enviar o seu application o quanto antes, para receber uma resposta em breve também.

Claro, isso não é regra (não aconteceu comigo, inclusive), mas procure sempre fazer tudo com bastante antecedência.

 

2. Tenha todos os documentos exigidos

Cheque quantas vezes forem necessárias de que você tem todos os documentos no seu application que são exigidos para o seu curso. Os documentos e critérios podem variar por universidade e curso, por isso leia sempre com atenção e só envie a sua incrição completa para avaliação.

 

3. A importância da carta de motivação em um bom application

A carta de motivação é um dos fatores mais importantes de fazer um bom application. Ela não deve ser uma repetição do seu currículo, afinal eles já tem todas as informações ali. A carta de motivação é um bom lugar para você poder demonstrar o seu interesse pelo curso, pela universidade, e pelos tópicos principais de estudo.

Comente a sua motivação, conquistas passadas, planos futuros… E lembre-se: você precisa demonstrar o que a universidade ganha ao ter você como aluno. Esse equilíbrio entre razão e emoção, entre demonstrar competência mas evitar arrogância são grandes desafios ao escrever cartas de motivação em um application.

Uma dica que eu dou é realmente sentar e ponderar o motivo de você estar se inscrevendo, quais os seus pontos fortes, do que você se orgulha, etc. Mais do que efetivamente sentar e escrever, a carta de motivação é um exercício de introspecção e reflexão.

 

Universidades na Holanda

Se você se empolgou, confira aqui uma lista de todas as universidades da Holanda, inclusive com uma explicação de como funciona o ensino superior na Holanda, que é bem diferente do brasileiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *