Como curtir o Dia do Rei na Holanda
No dia do Dia do Rei (Koningsdag), a Holanda inteira entra em festa. O evento celebra o aniversário do atual monarca, Willem-Alexander no dia 27 de abril. Todo mundo vai às ruas e comemora como se não houvesse amanhã.
Como eu já falei aqui, o carnaval é comemorado somente no sul da Holanda. Pois bem, mas para o país inteiro, o dia do rei é como se fosse um dia de carnaval e muita festa. E como curtir o feriado mais importante da terra dos moinhos? Vem comigo:
Preparativos
Primeiramente, coloque na cabeça que não existe a expressão “laranja o suficiente.” Vá nas várias lojas de bugigangas da Holanda como Action, Big Bazaar, Xenos e compre o máximo de itens da cor laranja que puder. Presilha de cabelo, pulseira, boá, chapéu… A conta bancária O céu é o limite. No meu primeiro dia do rei eu comprei até coroa e cetro. Fui bem dedicada.
Não me julguem.
Ignore a previsão do tempo
Se você está na Holanda há uma semana, já deu para perceber que o clima aqui é bem instável. Em 2015 eu tive vários amigos desistindo de ir passar o dia do rei em Amsterdã porque a previsão do tempo era de chuva. Até literalmente o dia anterior, qualquer app e site que você olhasse te diria que seria um aguaceiro só. Na época, eu racionalizei que, como toda a Holanda estava com previsão de ficar debaixo d’água no dia 27, eu bem que poderia ficar curtindo Amsterdã, certo? E olha como o dia foi horrível:
Uma pena quem perdeu isso por medo de chuva, não é? Ninguém é feito de açúcar, gente.
Mas sendo justa, em 2016 teve tempestade em várias cidades. Só São Pedro sabe o que nos aguarda amanhã.
A festa começa antes
Eu não sabia que a festa começava já na noite anterior. Na Noite do Rei (Koningsnacht) dia 26/04, o pessoal começa o esquenta em grande estilo: a festa pode ser no meio da rua, em barzinhos… Muitas cidades inclusive montam uma mega estrutura para o pessoal curtir – de graça, claro.
Inclusive para vários holandeses da gema a graça é justamente curtir a noite do rei como evento principal. De qualquer forma, eu aconselho a você curtir bastante a noite, mas estar vivo no dia seguinte para ver em primeira mão como é o dia do rei. Aqui estão listados os principais eventos que vão ocorrer em Amsterdã. Mas isso me leva ao segundo ponto:
Não é só Amsterdã!
Tudo bem, a quantidade de pessoas em Amsterdã chega a dobrar no dia do rei. Mas como literalmente o país inteiro entra em festa, você não precisa necessariamente ir para lá. Inclusive, a cada ano o próprio rei visita uma cidade diferente. E em 2017 ele estará em… Tilburg! Minha pátria amada. <3
Nos outros anos preferi passar o dia do rei em Amsterdã e Utrecht. Afinal, eu morava em Tilburg, então queria passar o feriado em outros lugares. Mas dessa vez não dá para deixar passar essa oportunidade, né? Tilburg entrou no circuito, então vou comemorar o dia do rei, com sorte, dando tchauzinho para ele na primeira cidade que me acolheu na Holanda. Se você me ver em Tilburg, me dê um oi! E confere aqui a programação e a rota da família real no site do Koningsdag.
Se você preferir outro lugar, opção é o que não falta: vai ter festa em Amsterdã, Haia, Utrecht, Eindhoven, Den Bosch… Mas procure se planejar. O transporte público pode funcionar em horários diferentes e até paralisar, como é o caso dos trams no centro de Amsterdã. Por isso, olhe de antemão no 9292 os horários de trams e na NS o dos trens.
Encontre um festival
Embora a maioria das cidades virem uma grande festa a céu aberto, uma opção também é comprar ingresso para algum festival. Alguns são de graça, e outros tem um preço bem salgado. Confira uma lista deles aqui. De forma geral você pode correr para uma praça grande que não tem erro; com certeza vai ter algo rolando por lá.
Outra opção pode ser alugar um barco com a galera e sair festejando no meio dos canais. Mais holandês que isso, impossível.
Mas não é só festa
No dia do rei, várias pessoas montam estandes e fazem feirinhas e bazares, praticando um desapega coletivo. É bem legal notar esse lado do feriado, que vai além de ficar loucão e não saber qual trem pegar para voltar para casa. Com sorte, você pode achar coisas bem interessantes e levar um suvenir diferente. ;)
Atenção
Vai ter muita gente bêbada nas ruas. É bom manter mesmo aquela nossa mentalidade de brasileiro cauteloso e ficar sempre alerta. Cuidado com pessoas querendo arranjar briga (é raro mas eu já vi) e batedores de carteira. Melhor prevenir, né?
Importante!
Banheiros são uma raridade. Para os homens, há urinóis espalhados aqui e ali. Para quem realmente precisa usar um toalete, é sempre bom carregar moedas. A maioria dos estabelecimentos cobra de 0,50 a 1 euro pelo uso do banheiro.
Outra questão é que geralmente fica uma fila quilométrica nos caixas eletrônicos. Tente tirar dinheiro antes para não perder tempo.
E por fim…
Aproveite o dia do rei!
E me conta nos comentários qual foi a maior doidera que você presenciou nesse dia!