Muiderslot – Castelo Medieval perto de Amsterdã

Se você está vindo para Amsterdã e quer conhecer lugares diferentes, o Muiderslot, castelo de Muiden, é uma opção maravilhosa. Somente a 15 minutos de Amsterdã, é um passeio perfeito para um bate-volta. Mas não se engane: apesar de estar tão próximo à capital, é como se fosse uma viagem no tempo.

 

 

Muiderslot

 

História

O castelo foi construído em 1290, e é um dos mais bem conservados de toda a Holanda. Apesar disso, no início ele era apenas uma simples fortaleza. Sem graça. Com o tempo ele foi sendo incrementado e resultou nessa construção que impressiona à primeira vista.

 

muiderslot-entrance

Entrada do castelo

Atrações

Uma vez no castelo, você pode fazer um tour guiado de meia hora. O tour é de graça, e embora seja em holandês, o guia responde perguntas e entrega um panfleto em inglês com várias informações. Você conhece a parte mais chique do castelo, e recebe explicações sobre vários cômodos, incluindo sala, cozinha e quarto. É bem interessante ter uma noção de como era a vida em uma época tão diferente da nossa.

 

Comes e bebes

Especiarias como a canela eram tão raras que ficavam guardadas em caixotes trancados a chave.

 

caixote-especiaria

 

Por conta de condições de saneamento precárias, era mais comum as pessoas tomarem cerveja do que água. Bons tempos, né?

 

Entre quatro paredes

Outra curiosidade é que naquela época não se dormia deitado. Temia-se que muito sangue fosse para o cérebro e desse um piripaque nas pessoas. Por isso, os adultos dormiam sentados (e frequentemente, com a família inteira na mesma cama!).

 

cama-box

 

Os bebês por outro lado, podiam dormir na horizontal, e frequentemente eram enrolados nesses tipos de vestes para assegurar que os braços e pernas cresceriam retos e sem nenhum defeito.

 

berco

 

As crianças, tanto meninos quanto meninas, usavam vestidos quando muito pequenos, até aprenderem a usar o banheiro. Para facilitar limpar os bumbuns, imagino eu.

 

crianca-vestido

(À primeira vista eu tinha achado que esse era um bebê assassino segurando uma adaga e com sangue na roupa, mas aí percebi que era um passarinho e umas frutas)

 

Isso ninguém fala nas aulas de história, né não?

 

Além do tour guiado, você pode andar por conta própria em mais duas rotas do castelo: a rota da Torre e a do Cavaleiro. Mesmo não havendo uma visita guiada, você encontra cartazes em inglês e holandês dando detalhes sobre a construção e vida das pessoas no castelo. Além disso, há muita interatividade. Por exemplo, em uma parte do castelo há uma exposição com vários capacetes e até uma armadura de época. Você pode “vestir” a armadura e os capacetes para sentir tanto o peso, como perceber qual o campo de visão que os cavaleiros tinham.

 

armadura-gif

Uma armadura de corpo inteiro poderia pesar de 20 a 25kg! Imagina lutar com um peso desse? Consegui levantá-la, mas ainda assim, espero que as minhas habilidades de amazona não sejam requeridas num futuro próximo,

 

Passeio em família

Diferentemente de outros castelos e museus, o Muiderslot é uma opção perfeita para levar a pirralhada. As crianças podem se vestir com roupas da época, simular batalhas e até assistir a um filme. Há vários joguinhos também para elas se distraírem de uma forma educativa enquanto os pais observam outro detalhes.

 

Joguinho para as, hã... crianças.

Joguinho para as, hã… crianças.

 

Depois de passear dentro do castelo, eu recomendo dar uma volta ao redor dele também. O lugar é muito lindo e bucólico. Eu estava me sentindo em um cenário de Orgulho Preconceito.

Como chegar em Muiderslot de Amsterdã

Muiden fica a 15km de Amsterdã. Eu acho mais recomendado alugar um carro, pois o trajeto demora certa de 15 minutos. Mas você também pode pegar um trem até Weesp, e dali um ônibus para Muiden. Por transporte público o trajeto demora em torno de 45 minutos.

Os ingressos custam 13,50 e podem ser adquiridos na bilheteria ou online no site oficial. Crianças de até 3 anos não pagam, e de 4 a 11 anos pagam 9 euros.

E aí, gostou do castelo? Segue lá no instagram @thenerdylands que eu sempre posto vídeos sobre os passeios no insta stories. Até a próxima!

 

muiderslot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *