Do Brasil para a Holanda

Eu me formei no final de 2013, e me mudei para a Holanda em 2014. Estudei primeiramente em Tilburg, fazendo o bachelor em Global Law.

Outra graduação, Paula?
Sim! Eu sempre quis estudar Direito e tinha um pé em Relações Internacionais também. Eu achei que a minha formação no Brasil em outra área fosse me satisfazer, mas não foi o caso. Pouco tempo depois de me formar, descobri esse curso na Tilburg University que possuía um short track: se você já tivesse algum diploma, pulava o primeiro ano. Como aqui as graduações duram 3 anos*, eu pensei que um novo bacharelado na área que eu queria, em 2 anos, era um bom negócio. Iria me preparar para o mestrado que eu queria, mas não era qualificada.

E eis que depois de me formar em Tilburg, tomei a decisão de fazer o meu mestrado em Leiden. As diferenças são muitas, a começar pela localidade: Tilburg fica na província de Brabante do Norte (Noord-Brabant, ou Brabant). Leiden fica na província da Holanda do Sul, entre Amsterdã e Haia. Há algumas diferenças culturais entre esses dois lugares, que ainda estou descobrindo aos poucos.

A Universidade de Leiden é a mais antiga da Holanda, tendo sido fundada em 1575. Ela é bastante tradicional, principalmente na área de Direito Internacional Público, o que foi a minha maior motivação para escolhê-la. Além disso, ouvi falar muito em como ela é a “Harvard da Holanda”, e confesso que na primeira semana eles fazem aquele discurso meio lavagem cerebral. Segue parte dele:

“Acadêmicos da Universidade de Leiden ganharam 16 prêmios Nobel. E agora… vocês estão entrando no hall de gigantes.”

Ooooh

É tentador cair nessa conversa e se achar o Einstein reencarnado. Mas é melhor maneirar até o resultado das primeiras provas saírem. E depois avaliar o nível do desastre.

No mais, estou morando na cidade faz um mês e estou completamente apaixonada. Ela é cheia de flores e canais. Depois de Amsterdã, Leiden é a cidade com mais canais da Holanda, possuindo 88 pontes. Além disso, há 9 moinhos espalhados por aqui. Inclusive subi em um para um evento da faculdade! Dá para ser mais deliciosamente clichê do que isso?

Em breve farei um post contando dessa e de outras experiências, principalmente da semana de introdução.

Enquanto isso, fiquem com algumas fotos para que entendam como me apaixonei por Leiden imediatamente:

 

canal-com-moinho

Céu azul, moinho, e canal. Tirando o dia ensolarado, o resto é bem holandês

 

flores

Flores enfeitam toda a cidade

 

ponte-leiden

Vista de uma das 88 pontes da cidade

 

Fala aí: é ou não é de se apaixonar logo de cara?

______________________________________________-

* O sistema superior holandês é ligeiramente diferente do brasileiro. Há dois tipos de universidade, e por isso as graduações podem ser de 3 ou 4 anos. Mas isso é assunto para outro post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *