Além dos estudos na Holanda – outras atividades

Estudar é importante, e se é o que você vai fazer em outro país, deve ser o foco principal. Entretanto, é igualmente fundamental separar um tempo para conhecer pessoas, fazer amigos e descontrair um pouco. Há várias opções de atividades aqui:

 

1. Housemates, vizinhos

O valor de apartamentos pequenos e quitinetes é muito alto para morar sozinho. A solução é dividir casas com outros estudantes. Há grandes chances que você acabe morando com outras pessoas, e provavelmente eles serão os seus primeiros amigos. Eu acho bacana também morar com pessoas que estudam algo completamente diferente da sua área, porque as conversas tendem a ser bem mais legais. E não tem maneira mais fácil de fazer amigos e espairecer do que ficar falando besteira a noite toda, né? Fora que, quando junta a gringaiada (que agora inclui você) e cada um cozinha um prato típico do seu país, todo mundo sai com 10kg a mais do que chegou e infinitamente mais feliz. Delícia.

 

Importante ressaltar que na Holanda não se divide quarto. Quando eu digo que no Brasil isso é super comum e eu inclusive fiz isso no primeiro ano de faculdade, todo mundo me olha como se eu fosse um alien.

 

Caso você more nas acomodações da faculdade, o prédio inteiro vai ser povoado de estudantes, e portanto, como manda o figurino, haverá no mínimo 5 festas por semana em algum apartamento. É só levar umas brejas, chegar e conversar com qualquer pessoa aleatória. Claro que depende de grupo para grupo, mas na minha experiência, grupos de pessoas internacionais são mais amigáveis e abertos.

 

 

2. Academia

Algumas universidades possuem academias e centros esportivos a preços muito, mas muito bons. Para efeito de comparação, no ano de 2015-2016 eu paguei 120 euros para utilizar a academia em Tilburg. Sim, o equivalente a 10 euros por mês. É insano de tão barato, e se não bastasse isso, o preço ainda inclui não só musculação, como aulas, esportes, e reservas da quadra de squash.

Em Leiden o preço não é tão bom (147 euros por ano, excluindo esportes), mas ainda assim é muito mais barato até do que se paga até em uma Smart Fit no Brasil. No fim, o único contra é ter que pagar tudo de uma vez. Mas se você não quiser (ou puder) pagar o valor para um ano, sempre há a possibilidade de fechar por 1, 3 ou 6 meses.

 

Os valores podem variar de faculdade para faculdade, e nem toda universidade pode ter condições tão vantajosas. Mas outras academias também são baratas e podem ser uma boa opção.

 

Se você não quiser gastar dinheiro indo para a academia, é muito comum encontrar gente correndo pelas ruas ou até mesmo pelos parques. Inclusive de noite! Só se certifique de usar roupas/faixas refletoras para não ser atropelado.

 

 

3. Clubes e Associações

De todas as atividades extracurriculares, acho que participar de clubes e associações é a melhor escolha. Há associações para todo o tipo de interesse, mas geralmente elas caem em 3 classificações

 

3.1 Associações do curso

Para a área de Direito, que eu estudo, vai haver no mínimo duas associações relacionadas. Uma é a ELSA – European Law Students Association, uma das maiores do mundo. Ela está presente em vários países, e promove encontros, palestras, e oportunidades de estágio e trainee. A taxa para ser membro varia de 5 a 10 euros por ano. Eu virei membro aqui em Leiden, mas confesso que não participei de nenhuma atividade deles.

 

Não seja como eu.

 

A outra associação provavelmente vai ser local, e vai visar mais a integração dos estudantes holandeses com os internacionais. Ou não. Mas é bom conferir as atividades para ver qual a melhor escolha para você. Realmente não tenho conhecimento aprofundado sobre os outros cursos, mas via de regra, cada um tem a sua própria associação, pelo menos nas universidades de pesquisa.

 

3.2 Associações esportivas

Você curte jogar futebol, tênis, vôlei ou até mesmo frisbee? Provavelmente vai haver alguma associação esportiva para quem compartilha da mesma paixão. Você terá que pagar uma taxa para ser membro, que pode variar de 20 a 60 euros, mais ou menos. Algumas associações são mais fechadas e direcionadas aos holandeses, e outras são abertas a estudantes internacionais. Vale a pena explorar todas as opções.

 

3.3 Associação de Estudantes Internacionais

Se você tiver que escolher, essa é a melhor opção tanto para os intercambistas como para quem vem fazer o curso inteiro. A mais famosa associação é a IESN – International Exchange Erasmus Student Network. Cada universidade pode ter uma sigla ligeiramente diferente; em Tilburg era I*ESN e em Leiden é ISN. Essa organização geralmente é a ponte entre os estudantes internacionais e a vida local: você é colocado em um grupo de 15-20 pessoas com um buddy, que é uma pessoa local e está ali para te ajudar no que for preciso. O grupo pode se encontrar e vez em quando, e geralmente a associação organiza uma festa ou drinks cada semana. Em Leiden o custo para ser membro foi de 7 euros.

 

Em Tilburg, o preço é um mais salgado: 40 euros. Entretanto, lá a I*ESN é bem mais ativa, fazendo jantares com os grupos a cada duas semanas, e de 2 a 3 eventos semanais. Por outro lado, em Leiden há vários clubes dentro da ISN: clube do livro, clube do cinema… até clube de karaokê. Eu realmente espero que o vídeo em que eu apareço com umas amigas cantando I don’t want to miss a thing do Aerosmith não apareça online um dia.

Enfim, dê uma olhada no que a associação Erasmus da sua universidade tem a oferecer quando for ponderar sobre o preço. Geralmente você também pode ir a um determinado número de eventos por ano mesmo sem ser membro.

 

 

4. Eventos da Faculdade

Além do que já foi mencionado, a própria universidade promove eventos muito interessantes. Fique ligado que sempre há palestras, workshops, feiras e várias outras atividades. Em Tilburg eu tive a chance de ir a várias palestras, participar de um simulado da ONU e ir à Night University – uma noite em que a faculdade fica aberta com uma programação especial.

 

Além das próprias semanas de orientação, que eu já recomendei a participar. Abaixo é uma foto da que ocorreu em Tilburg no ano passado. Eu fui voluntária no dia dos jogos da TOP Week:

 

top week game-day

Game Day, atividade da Top Week, em Tilburg

 

Portanto, na dúvida, a própria universidade é uma ótima fonte de eventos. ;)

 

 

5. Grupos de expats e brasileiros

No Facebook, com toda a certeza você vai em encontrar um grupo chamado “[nome da cidade] Expats” ou “Brasileiros em [nome da cidade]”. Esses grupos são muito bons por reunir pessoas que estão passando pelas mesmas situações, e é um lugar muito bom para receber e dar dicas. Fora que, sem querer, você pode acabar fazendo vários amigos e ficando com um grupo super bacana. :)

 

É importante ressaltar que cada lugar possui as suas particularidades, então talvez não tenha todas essas opções. Entretanto, com certeza haverá muitas mais. E você, o que faz no tempo livre na sua cidade? :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *