Semana de Orientação em Leiden

Em geral, as universidades holandesas possuem uma semana de orientação antes do início das aulas. Além de mostrar a cidade e a faculdade aos alunos, o foco também é a integração.

Funciona assim: você paga um valor para participar; em Leiden foi 80 euros, mas pode variar de acordo com a universidade. Os passeios e o almoço estão incluídos. Quem me conhece sabe que eu sou bem muquirana, e mesmo assim achei que valeu cada centavo.

Os participantes são divididos em grupos, com dois estudantes veteranos servindo de guias. Durante a semana, vocês vão fazer praticamente tudo juntos, e a programação é bem cheia. Tem que ter pique. Dormir foi luxo.

 

A Universidade de Leiden possui 3 semanas de orientação:

El Cid

Voltada para os estudantes holandeses, geralmente acontece umas duas semanas antes das aulas começarem. A galera é apresentada aos maiores pontos turísticos da cidade, faculdade, esportes e associações. Há a introdução às fraternidades (sororities/fraternities). Sim, igual aos filmes americanos! Além das fraternidades, há vários clubes e associações que os estudantes podem participar.

Nessa semana, o foco são os estudantes holandeses de graduação.

Para quem quiser conferir como foi a programação da El Cid, dá uma olhada aqui (em holandês).

 

HOP – The Hague Orientation Programme

A Universidade de Leiden possui campus na cidade de Haia. Nada mais justo que os estudantes terem a sua própria semana de introdução lá, né? Como vários cursos são em inglês, há um mix de estudantes holandeses e internacionais, mas a ideia é a mesma: conhecer a cidade, o campus e farrear. Com o bônus de que eles também visitam a famosa praia de Scheveningen.

 

Mais informações sobre a HOP Week aqui (em inglês).

 

 

OWL – Orientation Week Leiden

Essa semana é voltada para os estudantes internacionais de qualquer nível, e holandeses que estejam fazendo mestrado em Leiden. Por isso a programação é toda em inglês, e aconteceu duas semanas depois da El Cid. Foi essa a que participei, e antes de falar como foi, primeiro deixo aqui o link do vídeo que fizeram antes da semana começar, que eu particularmente achei MUITO BOM! :)

 

Assistiu? Pois vamos lá.

 

No primeiro dia, andamos pela cidade conhecendo alguns pontos turísticos no período da manhã. À tarde, houve a cerimônia de boas vindas e depois o meu grupo foi jantar em um restaurante asiático. Depois do jantar, cada grupo tinha sido designado um bar/balada. Foi legal, deu para conhecer várias pessoas. Mas como a semana estava só começando, não era aconselhado a ficar até muito tarde. A não ser que você fosse um intercambista de 19 anos cheio de energia. Não era o meu caso.

 

A terça feira começou com um tour pela Faculdade de Direito e com algumas palestras introdutórias. De tarde, teve o Water Festival em um parque. Havia um palco, música, comida e vários jogos. O dia estava quente e ensolarado, perfeito para ir no canal andar de caiaque, ou stand up paddling. Eu até me arrisquei no caiaque, mas depois de umas remadas, quando eu vi que a minha falta de equilíbrio estava fazendo eu quase virar, decidi voltar o mais rápido que pude para a margem. Um rapaz já tinha o título de “cara que virou o caiaque”. Eu não queria ter o título feminino nesta modalidade, obrigada.

 

water festival

 

Aqui vai um vídeo para mostrar como estava o clima nesse dia. Bônus: alguém caiu do stand up paddling pouco antes de eu começar a gravar, então você consegue ver a pessoa nadando para a margem haha.

 

 

Foi um dia bem gostoso, e de noite tivemos um Pub Quiz. Vários grupos se reuniam em um bar e tinham que responder a várias rodadas de perguntas. Meu grupo ficou em segundo lugar. :(

 

Quarta feira de manhã fizemos um passeio de barco pela cidade. De tarde foi o Dutch day: introdução à cultura, língua e o básico para sobreviver na terra dos tamancos. Além disso, havia a possibilidade de comprar uma bicicleta da loja parceira que estava presente lá. De noite, a janta foi pizza do Domino’s e teve o PubCrOWL: fomos para 5 bares conhecer mais da vida noturna na cidade. Aqui faço um paralelo com a outra cidade que morei: em Tilburg, havia basicamente uma única rua no centro cheia de bares. Em Leiden, apesar de ter vários bares próximos ao centro, há vários outros por toda a cidade, o que impacta diretamente na tomada de decisão antes de uma saída. E se escolhermos aquele bar nos cafundó do Judas e ele não estiver bom? E se a música estiver ruim? E se chover? Como faz? #firstworldproblems

 

Quinta feira foi um dia mais relax, com um brunch no observatório da universidade e algumas palestras de tarde. Além disso, houve uma feira com todas as associações estudantis, nas quais você poderia receber todas as informações e até se inscrever.

 

brunch-fila

Olha só o tamanho singelo da fila do brunch.

 

Na sexta feira e último dia, de manhã fomos na academia da universidade, aonde até o período da tarde se poderia praticar esportes, fitness e escalada. À tarde era possível visitar alguns museus de graça. No fim do dia teve um churrasco, e por fim a festa de encerramento.

 

Sinta a vibe de uma balada holandesa:

 

 

EDIT: Video do afterparty da ISN, organização responsável pela festa:

 

 

Não preciso nem falar que sábado eu acordei destruída, né? Foi uma semana muito intensa, e foi muito bom para conhecer várias pessoas e a cidade em si. Embora eu ainda não tenha abandonado o Google Maps completamente, já que o meu senso de direção é péssimo.  Mas ok, a situação seria muito pior se eu não tivesse participado. Para efeito de comparação: em Tilburg, cheguei logo antes das aulas começarem, então não participei da orientação (lá chamada de TOP Week). Demorei 3 semanas para poder andar de bike de forma confiante até a faculdade sem usar o Google Maps. Não, isto não é uma piada.

 

Enfim, eu recomendo MUITO participar da semana de orientação se você for estudar na Holanda. Elas acontecem no início de todo semestre, então quem vem em Janeiro/Fevereiro não perde nada. :)

 

Mais informações sobre a OWL Week aqui (em inglês).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *