Morar em Enschede

Olá todo mundo! Como a maioria de vocês que vão ler esse post não me conhecem (tirando minha mãe, OI MÃEE) acho que seria justo eu me apresentar. Bom, meu nome é Gloria e eu tenho 19 anos. Desde 2015 moro na Holanda. Resolvi me mudar com o intuito de estudar e fazer meu currículo ser “único”, e por isso decidi morar em Enschede.

O começo

Como a Paula explicou aqui, na Holanda temos 2 tipos de Ensino Superior: as Universidades de Pesquisa (onde a Paula estuda) e Universidades de Ciências Aplicadas (onde eu estudo). E não, meu curso não tem nada a ver com a área biológicas ou exatas, mesmo a Universidade tendo esse nome. Como no Brasil eu me interessava muito por Relações Internacionais e Comércio Exterior, resolvi procurar algo de parecido aqui. Enfim, acabei achando algo similar a o que eu buscava: International Business and Management Studies, na Saxion University of Applied Sciences.

 

Por que a Saxion?

Bom, um dia eu estava com meus amigos numa feira de intercâmbio em São Paulo. Minha mãe foi mais tarde e nos encontramos lá. Eu, cheia de panfletos e brindes e tralhas de várias faculdades, ainda estava procurando mais informações sobre toda e qualquer coisa. De repente, a minha mãe aponta para um stand e me fala “Você já passou por aqui? Tem esse stand da Holanda!”. O stand era da Nuffic Neso, a organização responsável por promover a Holanda no exterior. Eu, com nada a perder, fui. Um moço super gentil, o Fábio, começou a explicar como foram os estudos dele na Holanda e etc. No final, eu estava quase que literalmente, babando. “Que país maravilhoso!”, pensei. Claro, quando cheguei em casa, a primeira coisa que eu fiz foi ligar o computador e pesquisar tudo sobre esse país que hoje chamo de casa. No meio da lista de todas as Universidades que ofereciam meu curso, encontrei a Saxion. Entrei no site deles, comecei a fuçar aqui e ali… amei, simples assim.

 

Por que Enschede?

Ao contrário de muitas Universidades na Holanda, a Saxion possui 3 campus, em 3 cidades diferentes, todas no leste da Holanda. Uma das cidades, onde o menor campus está, é Apeldoorn. Lá só tem 1 curso ensinado em inglês. A outra cidade é Deventer, que oferece vários cursos em inglês, inclusive o meu. O último e maior campus está em Enschede, temos 3 prédios na mesma rua e eles ainda têm que alugar espaço de prédios por perto.

 

entrada saxion university enschede

Essa é a entrada do prédio principal. (Foto: divulgação Saxion University)

 

saxion university enschede

Essas construções de vidro formam uma tulipa, um dos símbolos nacionais da Holanda. :) (Foto: Gloria Ahorn)

 

Saxion University of Applied Sciences

Saxion University of Applied Sciences. (Foto: Gloria Ahorn)

 

saxion university enschede

Saxion University. (Foto: Gloria Ahorn)

 

Esses dois prédios são os mais novos. O de tijolo foi concluído em 2015 e tem uma parte dedicada à engenharia, o resto do prédio é usado por outros cursos. O prédio de vidro é dedicado aos cursos da área criativa, possuindo todos os equipamentos necessários para os estudantes.

Como Enschede tem o maior campus, também é onde a maior quantidade de cursos em inglês está (mesmo que eles tenham o dobro de cursos em holandês). Esse foi um dos motivos: mais probabilidade de gente internacional, como eu. Afinal, é muito importante para mim que eu estude um curso internacional, em outro país e com gente de diferentes culturas.

Outro motivo foi a proximidade com a Alemanha. Enschede está apenas a 8 km de distância da fronteira, o que dá uns 15 minutos de carro e uns 10 minutos de trem. Eu, viajante que sou, queria aproveitar o meu tempo livre para pegar um trem e conhecer as cidades por perto, e que opção melhor do que conhecer cidades da Holanda e da Alemanha?

O último motivo é que entre as outras cidades, Enschede era a maior. Claro, continua sendo um vilarejo se comparado à grande São Paulo, de onde eu vim. Mas queria pelo menos ter opções de lugares para sair e visitar. O bom é que a Universidade de Twente está situada aqui também, ou seja, Enschede é uma cidade universitária. Com isso, as festas, opções de saídas, lugares legais, aumentam.

 

Lazer em Enschede

Se você já foi para cidades menores, já percebeu que muitas lojas e até supermercados não abrem aos domingos, ou seja, a cidade fica DESERTA. Para não matar a gente de tédio, cada primeiro e último domingo do mês, tudo em Enschede fica aberto (uau, que milagre).

Todas essas quintas, sábados e domingos “especiais” você pode apreciar a feira no centro da cidade. Lá você pode comer várias especialidades holandesas: kibbeling, oliebollen, herring, patat e stroopwafel fresquinho. Dá para comprar também frutas e verduras, peixe, queijos típicos holandeses, acessórios para a casa, coisas para seu bichinho… enfim, a lista é longa e variada.

 

Mercado de sábado, com direito a um céu super azul e a vista do prédio mais alto de Enschede.

Mercado de sábado, com direito a um céu super azul e a vista do prédio mais alto de Enschede. (Foto: Gloria Ahorn)

 

 

Um dos corredores onde os fazendeiros locais vendem suas frutas e verduras. (Foto: Gloria Ahorn)

Um dos corredores onde os fazendeiros locais vendem suas frutas e verduras. (Foto: Gloria Ahorn)

 

Aqui é onde eles vendem o famoso Kibbeling (bacalhau) e outros peixes fritos.

Aqui é onde eles vendem o famoso Kibbeling (bacalhau) e outros peixes fritos. (Foto: Gloria Ahorn)

 

batata holanda enschede

Essa sou eu super feliz ao comer minha primeira “batata furacão”. Esse não é o jeito tradicional de comer a batata frita, mas admito que é um jeito bem mais legal. (Foto: arquivo pessoal Gloria Ahorn)

 

 

Na Holanda, quinta-feira é dia de festa para os estudantes. Para mim não faz o menor sentido, já que eu sempre tenho aula cedo no dia seguinte e aposto que muitos outros também têm. Mas devo admitir que é bem legal sair e ver a cidade infestada só estudantes. Por aqui, a maioria das festas são grátis e quando não são, você paga em torno de 5 euros. Claro que lá dentro você paga o que você for consumir, mas não é nenhum exagero (e vamos lembrar que aqui a cerveja é mais barata que água… pois é).

 

Essa é uma parte de Enschede numa famosa noite de quinta.

Essa é uma parte de Enschede numa famosa noite de quinta. (Foto: Gloria Ahorn)

 

Para quem é consumista, a cidade tem várias lojas de vários estilos e não falo só de roupa, mas praticamente qualquer coisa. Sério.

E se tudo isso ainda não conseguir te fazer ficar ocupado, a cidade conta com um parque enorme, do lado da Saxion. É muito gostoso ir lá para dar voltas, fazer exercícios, ler um livro, alimentar os patos ou fazer um churrasco. Perto da Universidade de Twente tem um boliche, um cinema enorme, paintball, pista de gelo e por aí vai.

 

Infelizmente só achei fotos do parque que eu tirei no inverno. O lago tinha congelado e as criancinhas estavam correndo em cima, admito que tinha medo que o gelo quebrasse.

Olha que lindo no inverno! O lago tinha congelado e as criancinhas estavam correndo alegremente.  Admito que tinha medo que o gelo quebrasse. (Foto: Gloria Ahorn)

 

A prefeitura também realiza vários eventos no centro da cidade; normalmente eles acontecem de quinta a domingo. Festivais de música, de comida, tecnologia e até de Valentine’s Day, o dia dos namorados. No ano passado, em Dezembro, foi montada uma pista de gelo no centro e teve até uma tradicional feira de coisas de Natal.

 

Essa é a parte do centro onde os eventos e festivais acontecem, na frente da Grote Kerk.

Essa é a parte do centro onde os eventos e festivais acontecem, na frente da Grote Kerk. (Foto: Gloria Ahorn)

 

Essa é a parte do centro onde os eventos e festivais acontecem, na frente da Grote Kerk.

Claro que se você quiser, é muito fácil pegar um trem e ir para qualquer lugar. Amsterdã, por exemplo, fica a só 2 horas daqui. E foi por tudo isso que a ideia de morar em Enschede me atraiu tanto: uma cidade universitária, perto da fronteira com a Alemanha e perto de Amsterdã… nada mau, né?

E você, gostaria de morar em um lugar assim?

 

One response to “Morar em Enschede”

  1. julian disse:

    verygood the website i like it so much
    gostei muito do seu site parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *