Celebração do design holandês: 100 anos de De Stijl

No ano de 2017 o movimento holandês De Stijl celebra 100 anos. Considerado um dos grandes marcos da arte moderna, a Holanda decidiu comemorar o centenário pelo país inteiro, e Leiden não poderia ficar de fora. Vem ver!

Origem

De Stijl significa “o estilo”, e esse movimento se iniciou em 1917, quando Theon van Doesburg lançou a revista de mesmo nome, em Leiden. A revista era o principal ponto de encontro para debater ideias e teorias sobre a nova concepção artística. Os artistas que se juntaram ao Theon estavam procurando por conceitos novos, e uma forma de modernizar a sociedade. O grupo de artistas incluía os pintores Piet Mondriaan, Vilmos Huszár e Bart van der Leck, e os arquitetos Gerrit Rietveld, Robert van ‘t Hoff e J.J.P. Oud. A filosofia artística que formou a base para o trabalho do grupo também é conhecida como neoplasticismo, a nova arte plástica.

Os defensores do movimento defendiam a simplificação das cores e formas, se atendo ao básico: linhas verticais e horizontais, preto, branco e as cores primárias.

(A minha pesquisa mostrou inclusive que rolou treta entre porque o Theon usava linhas diagonais e o Mondriaan não curtia muito a ideia não)

 

piet-mondriaan-destijl

Pintura do Mondriaan, no estilo característico De Stijl

Apesar do movimento não ter durado muito (teve seu auge entre 1921 e 1925), ele é uma grande influência até hoje, principalmente nas artes e arquitetura.  Exemplos de designers holandeses que se inspiram no De Stijl até hoje são: Hella Jongerius, Maarten Baas, Joris Laarman e Piet Hein Eek.

 

Celebrando 100 anos de De Stijl

Leiden

Apesar de curto, por ter sido um movimento tão relevante o seu centenário não poderia passar em branco. Então o país inteiro está com uma programação super bacana tendo como o tema central o De Stijl e as obras de arte e arquitetura. E como Leiden foi o berço do movimento, não poderia ficar de fora, né?

O Museum De Lakenhal adquiriu uma pintura super rara do Theon van Doesburg, e estava com uma exposição super bacana sobre o movimento até o dia 27/08/2017. Agora, infelizmente o museu está fechado para reformas, e vai abrir novamente só em 2019. todas choram

Mas até lá, a pintura do Theon está em exposição no Rijksmuseum em Amsterdã, em uma ala especial em comemoração ao 100 anos do De Stijl.

 

Siga o @thenerdylands no instagram

 

Já rolou um monte de coisa esse ano por Leiden, mas ainda tem muito o que acontecer.

Até o dia 24 de setembro estará aberta a exposição no Museum Leids Wevershuis, que combina o De Stijl com a indústria têxtil, mostrando várias criações inspiradas no movimento. O Leids Wevershuis está aberto de terça a domingo de 13:00-16:00.

 

mondriaan-wevershuis-destijl

Exposição no Museum het Leids Wevershui. (Foto: divulgação)

 

A partir do dia 23 de setembro vai acontecer a exibição da fonte Vierkant in Vierkant, feita pelo nosso querido Theon van Doesburg na Morssingelplein. Além disso, dos dias 26 a 30 de outubro irá ocorrer o festival amador de arte em Leiden, que também vai prestigiar o De Stijl. Se estiver por aqui, não perca!

Você pode conferir a programação completa da cidade de Leiden em comemoração ao 100 anos do De Stijl aqui (em holandês).

 

Haia

Apesar de Amsterdã ser a capital do país, Haia é a sede do governo. O Gemeente Museum (museu municipal) conta com a maior coleção de Mondriaan do mundo! Você pode conferir a exibição até o dia 24 de setembro de 2017. Essa é a primeira vez em que toda a coleção será exibida, e vai abranger além das obras do Mondriaan, também objetos pessoais, como cartas e fotos.

Mas fica ligado que essa exposição vai apenas até o dia 24 de setembro! Eu mesma preciso dar um pulinho lá, confesso.

 

100 jaar de stijl

 

Rota pelo país

Tem tanta coisa acontecendo pelo país inteiro que fica difícil só uma pessoa acompanhar. Olha só quantas cidades estão com programação especial:

 

mondriaan tot dutch design

Rota das cidades com programação especial em celebração ao centenário do De Stijl (Foto: divulgação)

 

Por isso, se você ficou curioso com a iniciativa, não deixe de acompanhar a página oficial com a programação de todas as cidades.

Esse post faz parte de uma iniciativa das Blogueiras Brasileiras na Holanda. Cada uma fez um post contando sobre a comemoração dos 100 anos do De Stijl na sua região. Não deixe de conferir!

Holandesando – Casa Rietveld Schroder em Utrecht

Beyond Windmills – Eindhoven

Little Jujuba – Amersfoort

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *